Acerca de

Voz, performance, poesia vocal e leitura

Curso zumthor.png

Quando Elaine e eu pensamos neste minicurso acerca da voz, performance, corpo e leitura, tínhamos o intuito de levar as reflexões sobre a obra de Paul Zumthor que, na maioria das vezes, só fica no circuito acadêmico (mestrado, doutorado) para o público não- acadêmico interessado em estudar literatura, poesia, leitura literária em geral. Almejávamos fazer um sobrevoo pelos conceitos-chave de Zumthor para mostrar o quão necessário é pensar a leitura literária como uma linguagem que reconstitui, por suas trapaças, a vocalidade, a performance, a plenitude de um aqui-agora. Queríamos apresentar os conceitos zumthorianos de modo didático, claro e objetivo, desmitificando a existência de uma complexidade teórica.

 

Este curso é a materialização desses desejos. Sendo assim, nele, você irá se deparar com um estudo das quatro principais obras de Paul Zumthor, de forma didatica, a partir de exemplos concretos (vídeos, textos narrativos, poemas, músicas) em que buscamos unir teoria e prática para um melhor entendimento de como é possível fazer uso da teoria do medievalista suíço em nossa prática escolar diária. Além disso, o curso também auxilia estudantes da área de Letras que procuram entender Zumthor para fins acadêmicos.


Se você não fez o nosso curso ao vivo. Agora, ele está disponível no Sympla Play. Aula no seu tempo, disponível por 6 meses e com certificado.