HOME- SOBRE

Meu nome é Karina Baldo Fávaro, tenho 38 anos e sou professora de Português. Desde pequena, nutri um olhar bastante imaginativo para a vida, pessoas e acontecimentos....

 

Desdobrava o olhar para situações simples, confabulando histórias em minha cabeça.

 

Isso ocorria com tanta naturalidade que eu nem percebia que se tratava de uma espécie de dependência ficcional, de uma relação íntima com as palavras e com a literatura. Na adolescência, Manuel Bandeira e tantos outros poetas se apossaram dessa relação de dependência e fizeram com que meu desdobramento de olhar fosse projetado para o papel, forçando nascer aquilo o que se assemelha à forma de um poema. Nada profissional, apenas fruições de alguém que sofre de uma certa “disfunção lírica”, como classificaria Manoel de Barros. Rascunhos dessas vivências foram guardados até hoje em meus antigos cadernos e em meu coração.

 

Com o tempo, a formação em Letras despertou em mim um grande desejo de adentrar no universo da crítica. Esse anseio me levou ao curso de mestrado em Crítica Literária o qual me proporcionou uma sensibilidade mais apurada para a leitura literária e, principalmente, para a escolha de livros no trabalho com os meus alunos. A minha maior realização profissional ocorreu ao compartilhar com eles a única e maravilhosa experiência de aprender a desdobrar o olhar para o mundo da literatura.

 

Acredite, não é tão fácil quanto parece ter essa sensibilidade para perceber o poético. É preciso aprender, apreender e, principalmente, sentir. Ler se aprende. Assim como tantas coisas na vida. E, para isso, é preciso instigar e investigar, incomodar- se e fazer- se refletir. Trata- se de uma travessia que se faz de fora para dentro, como vivenciou a personagem GH de dona Clarice.

 

Em minha jornada, tive a dádiva de conhecer Regiane Magalhães Boainain, amiga e parceira de sonhos. Nunca havia conhecido uma pessoa que gostasse tanto de fazer essa travessia de reflexão literária junto com seus alunos como ela. Uma admiração e espelhamento ocorreu de imediato. Logo, análises, experiências e materiais começaram a fazer parte de nossa convivência. Por isso, esse site é mais uma realização pessoal para nós, pois nele vamos conseguir ampliar as nossas ideias, compartilhando experiências sobre o ensino da literatura em sala de aula.

 

Espero que você faça parte desse nosso sonho, aproveitando os materiais disponíveis aqui e, também, trazendo as suas percepções e experimentos com textos literários para ampliar o nosso trabalho.

 

          Um forte abraço!

 

           Karina Baldo Fávaro.

 

 

 

 

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664