Leitores nos anos finais do Ensino Fundamental II
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, os jovens das séries finais do Fundamental II apresentam um perfil autônomo de leitura e são capazes de desenvolver critérios de escolha e preferências por autores, estilos e gêneros.
Essa autonomia é construída por meio de um trabalho auxiliado pelo professor com leituras compartilhadas e analíticas. É muito importante que o professor selecione os procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos, levando em conta características dos gêneros e suportes. O objetivo desse trabalho é o de desenvolver as habilidades de leitura necessárias para a formação de um leitor que não apenas compreenda os sentidos dos textos, mas também que seja capaz de frui-los.
Por meio de um trabalho efetivo de letramento literário, esses leitores serão capazes de:
● apreender os efeitos de sentidos ocasionados pelas ferramentas de intertextualidade, pois já apresentam um repertório e uma experiência de leitura literária;
● identificar e analisar as imagens construídas em poemas e prosas poéticas;
● relacionar as características escriturais de um autor com a sua obra, inferindo sobre o processo de criação desse texto;
● compreender o valor de uma obra literária dentro do seu tempo e do seu cotexto social.
Base Nacional Comum Curricular. Brasil: 2018.
Para ajudar nesse processo de formação de um leitor literário, o Veredas do Texto pensou em alguns títulos que podem ajudar.