Ler para uma criança é um "santo remédio".



Oi, gente,

Sábado, 18/10/2015, li na Folha de SP a seguinte manchete: " Campanha pede que pediatras de todo o país 'receitem livros' para crianças".

Que alento!!! Lembro-me de quando levava a minha primeira filha, ainda bebê, ao pediatra e o doutor me perguntava sempre: "tem dado Adtil todo dia?", lembro-me de que seguia tudo o que ele me dizia a ferro e fogo. Quem sabe daqui para frente os pediatras não perguntem também para os pais: "tem dado doses diárias de leitura para os pequenos"?

Quem sabe, pela prescrição médica, pais não se conscientizem da necessidade de colocar o livro no universo da criança, da mesma forma que seguem, rigorosamente, a receita médica? Que bom seria...

Assim como as vitaminas e uma boa nutrição protegem os bebês, possibilitando que eles cresçam fortes e saudáveis, a leitura diária permite que essa criança se torne, ao longo da vida, um bom leitor. E, por experiência própria, posso afirmar que, se a dose de leitura for diária, vicia. Sabe por quê? Porque ler é bom, todo mundo gosta de uma boa história.

Há dias em que minha filha mais velha, a de 4 anos, me pede, antes de dormir 'Só mais uma história, por favorzinho!!! E faz aquela carinha que mãe nenhuma aguenta. Quando isso acontece, criou-se o hábito, basta cultivá-lo.

​Como professora do Ensino Fundamental, percebo que muitas crianças e adolescentes têm pouquíssima familiaridade com os livros. E pasmem! Não é só uma questão de pouco acesso a eles. Ter poder de compra de livro não garante o gosto pela leitura, é preciso fazer com que o livro, desde a tenra idade, faça parte da vida da criança. E é nesse momento em que o papel dos pais se torna imprescindível, pois são eles os primeiros contadores de história. Ler para a criança é um gesto de amor, de disposição. Disposição para fazer de seu filho um bom leitor.

A iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria, aliada à distribuição gratuita de livros em alguns consultórios médicos, surtirá bons efeitos. Daqui a uns anos, poderemos ter crianças mais nutridas de fantasia e sensibilidade.

E você, já leu para uma criança hoje?

#livro #pediatria #SociedadebrasileiradePediatria

1 visualização

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664