A minha história com um livro, contada no dia Nacional do Livro



A meu ver, o dia do Livro deveria ser comemorado toda vez que um livro pousa nas mãos do leitor e canta em seus ouvidos. Como já disse o poeta, “livros são pássaros”. Acrescento aqui que livros são pássaros e têm a liberdade de escolher para onde querem voar. Quando alguém me pede emprestado um livro e eu nunca mais o recupero, penso sempre: “Ele é livre, quis pousar em outras mãos...”

E foi assim que um pássaro pousou em minhas mãos. Na ocasião, eu tinha apenas 7 anos e não tinha livros, minha mãe era catequista e emprestou de uma amiga um livro de capa verde com um papagaio na janela de uma torre. Minha mãe leu o livro para seus alunos e nunca mais o devolveu para amiga. O livro, sendo um pássaro, decidiu ficar comigo. E esse livro, literalmente, era um pássaro e se chamava O Papagaio real.

Sinceramente, algumas páginas desse livro foram apagadas da minha memória, restaram nela apenas algumas imagens( uma irmã boa, a outra invejosa, um papagaio, um príncipe, uma janela com belos vitrais, cacos de vidro, um papagaio machucado, uma irmã chorando, uma irmã rindo). Lembro-me de que no recreio, nas redações de tema livre( naquela época era assim), recontava O Papagaio Real às minhas amigas, do meu jeito; e, do meu modo, nutria de fantasia amigos, que assim como eu, não tinham quem lhes contasse histórias. Depois disso, não me lembro de muita coisa, só a sorte de morar ao lado de uma escola pública, com uma biblioteca sempre aberta para mim. O que mais eu poderia querer?

Que livros-pássaros livres pousem em suas mãos!

Feliz Dia do Livro!​

#diadolivro

0 visualização

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664