Indicação de leitura- 0 a 3 anos de idade



Muitos são os fatores em jogo para um efetivo convívio do leitor com a literatura, entretanto, segundo a estudiosa Nelly Novaes Coelho, a adequação do texto às diversas etapas do desenvolvimento das crianças figura entre os mais importantes. A lista a seguir é uma sugestão para a escolha de livros adequados ao pré-leitor( primeira infância).

O pré-leitor( até 3 anos)


Segundo Coelho(2000)*,nesta etapa, a criança descobre o mundo pelos contatos afetivos e pelo tato. É a fase da" descoberta da mão". É também o momento em que a criança conquista a própria linguagem e nomeia tudo o que está à sua volta. É a nomeação das coisas que leva a criança a um convívio afetivo com a realidade.

Nessa fase, torna-se importante estimular a criança com livros que trazem gravuras de animais e objetos familiares a ela. Os livros de pano, de papel ou de borracha são ótimas opções. Lembre-se de que a criança explorará o mundo pelas mãos e boca, mas é o adulto que criará situações para que o pequeno leitor interaja afetivamente com elas. Para crianças de até 3 anos, eu indico:

1. Dia feliz na selva. ed. Ciranda Cultural.( livro em pano, com três lindos dedoches de bichinhos). Até 6 meses.


2. Os sons dos instrumentos musicais. Ed. Ciranda cultural.

( Livro em pano, com som). Minha filha adorava apertar para ouvir os diferentes sons dos instrumentos musicais). Até 6 meses.


3. Au! Au!. Editora Ciranda Cultural. ( O livro apresenta um botão que emite o som de um latido e a cada página, lindos cachorrinhos). Até 1 ano.


4. Caco, o caracol. Ed. Blu.( O livro destaca os olhinhos agitados dos bichinhos). Até 2 anos.


5.Cantando com o porquinho. Editora Bicho esperto. ( O livro explora os sons emitidos pelos animais. A criança aperta o botão e ouve os barulhos, passando a apropriar-se deles. Até 1 ano.


5. Olhe para mim! Editora Girassol. ( O livro aberto se torna uma máscara, que o adulto pode colocar no rosto e imitar os sons produzidos pelos bichos.)Marina adora esse livro, brinca de ser sapo, leão, porco, urso, cachorro e macaco, imitando o som desses animais. Eu o indico até 3 anos.


7.Palavras. Editora Girassol. ( O livro nomeia os seres que estão ao redor da criança: sapato, chupeta). Até 6 meses.


8. O bebê faz carinho. Editora Girassol.(O livro traz diferentes animais e pede que a criança faça carinho nos animais). Até 6 meses, mas a minha filha ama esse livro até hoje.


9.Adivinhe onde vivem. Editora Brinque- Book.(O livro convida o leitor a adivinhar que animal pode estar escondido no gramado, entre as moitas, atrás das algas, no canteiro, no arbusto, na grama. O interessante é que o livro amplia o repertório da criança, já que traz animias e palavras novas para ela descobrir. Exemplo, atrás das algas, está o peixe, entre as moitas, existe uma toca de coelho. Até 3 anos.


10. Vai Embora, Grande Monstro Verde!, de Ed Emberley, Editora Brinque-Book. A partir de 1 ano.


O livro descontroi a imagem do monstro assustador diante da criança a cada página.

Ele começa assim: " O grande Monstro verde tem dois grandes olhos amarelos":

E assim, a cada página, a criança vai conhecendo esse monstro "assustador", cujas características são: olhos amarelos, um longo nariz azul-esverdeado, uma grande boca vermelha com dentes brancos afiados, duas orelhinhas tortas, cabelo roxo espetado e um rosto verde- assustador!

Depois de o monstro se formar na frente do leitor, ele lê( no caso, ouve) um "Você não me assusta" e a partir daí, a cada página, as características assustadoras são desconstruídas diante do leitor, mostrando à criança que o monstro não é nada mais do que dois pontinhos pretos em um fundo amarelo. Nada amedrontador!

No fim da página, a criança encontra: " Vai embora, Grande Monstro Verde! E não Volte mais! Até eu mandar...", ou melhor, até a criança pedir de novo a mesma história...

O legal desse livro é que Marina memorizou as características do monstro e vai reproduzindo as frases do livro na hora da contação. Como ela já sabe o que acontecerá no fim, ela zomba do monstro: " Você não me assusta, lá, lá, lá, lá... É muito divertido!

11. Cadê o meu penico?, de Mij Kelly, Ed. Companhia das Letrinhas.(Ótimo para a época do desfralde).


Prepare-se para ler, reler inúmeras vezes a história de uma menininha, a Hortênsia, que foi fazer “uma tal coisa com muita, mas muita urgência!”, quando um "ladrão" lhe roubou o penico.

Hortênsia, desapontada, começa a procurar seu penico pelo "terreiro". Ela pergunta para a vaquinha Malhada, para o cavalo, para a ovelha, para o bode, mas ninguém sabia o que era penico. Não sabiam que o objeto misterioso, tão disputado pela bicharada, ótimo para não sujar o terreiro, tivesse o nome de penico.

Sem solução, Hortênsia decide que iria fazer cocô no mato, mas, assim que os animnais perceberam que isso aconteceria, correram para lhe apresentar um "belo invento", o pote-cocozeiro, que não sujava a roupa, nem emporcalhava o terreiro.

Esta história rimada fala de maneira divertida sobre o uso do penico. É sucesso garantido!!!!

12. Dorminhoco, de Michel Rosen e Jonathan Langley, Editora Brinque- Book. ( 2 até 7 anos)


Prepare-se para ler mais uma história trilhões de vezes.

Dorminhoco é um livro perfeito para as crianças aprenderem as onomatopeias, imitação de sons. O livro traz a história de um cão, um gato, uma vaca, uma porca com seus porquinhos, todos dormindo em uma fazenda, no mais perfeito silêncio, quando um RONC! acorda todos os animais. Era o ronco de um cão.

Incomodados com o barulho, cada um dos animais tenta acordar o cão. O gato faz um MIAU, o porco, OINC, OINC, a vaca, MUUU!, mas ninguém consegue acordar o cão, nem mesmo um ATCHIMMM!

Após dormir suficientemente, o cão acorda, late e se depara com um belo dia ensolarado, mas fica sozinho, pois todos os seus amigos da fazenda estavam dormindo e roncando, devido ao cansaço da noite. Era um coro de RONC, RONC, RONC, RONC! Minhas filhas amam esse livro. Deliram na hora de imitar os animais.

13. Um presente incrível, de Guido Van Genechten. ed. Brinque-Book. (A partir de 2 anos, excelente para o desfralde)


Minha filha adora a história do pequeno elefante, que ganhou de seus pais um presente muito especial, entretanto, não sabe bem o que fazer com ele. Seus pais logo explicam: trata-se de um “penico-para-xixi-e-cocô”. Mas o elefantinho não entende logo de cara o que aquilo significa, pensando ser aquele objeto um chapéu, um copo gigante, um volante de um carro de corrida, até mesmo uma piscina para seu peixe. O pai mostra ao filho como usá-lo e o elefantinho aprende. Horas depois, ele consegue fazer seu primeiro montinho de cocô e fica feliz com o seu presente incrível.

14. João e o Pé de feijão. Editora Ciranda Cultural. ( A partir de 2 anos)


Minha filha ama esse livro. Ele traz o conto clássico do João e o Pé de feijão, entretanto, ao longo da história, a criança pode tocar e sentir os feijões mágicos, que aparecem em um azul brilhante, pode sentir as nervuras das folhas do pé de feijão, pode também abrir a porta do castelo, ver o gigante dormindo, tocar na sua sobrancelha peluda e ver brilhar a harpa, as moedas e o ovo de ouro.

Espero que gostem das indicações!!!

15. Vamos ajudar o Gildo, de Silvana Rando. Ed. Brinque-Book.


Esse livro não pode faltar na estante das crianças. É sucesso garantido. O livro vem em papel cartonado e traz o Gildo em uma fita, essa técnica permite que a criança leve esse simpático elefantinho para qualquer lugar da história. Minha filha adora a parte do livro em que o Gildo toma banho, faz cocô, lava as mãos, brinca no espaço, depois ouve uma história antes de dormir. Conheça o Gido!


Beijos!

*COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2000.

#indicaçãodeleitura #0a3anosdeidade #Veredasdotexto

20 visualizações

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664