Dia Nacional do Livro Infantil


Dia 18 de abril é comemorado o dia Nacional do livro infantil. E eu tenho mil e uma razões para comemorar essa data. Sabe por quê? Primeiro, porque amo livros infantis. Há uma variedade enorme no mercado: lindos, divertidos, coloridos, alegres, profundos, poéticos. Segundo, porque eu sou de Taubaté.

E o que essa cidade do interioRRR tem a verrr com o dia nacional do livro infantil?


Tudo!!! Simplesmente, porque essa data existe em comemoração ao nascimento de Monteiro Lobato, que mudou, para sempre, os caminhos da literatura para a infância no Brasil e que nasceu em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba, considerada a capital nacional da literatura infantil. (Se bem que Taubaté não tem honrado muito esse título)

Esta semana, no curso na Casa Tombada, discutimos bastante sobre a importância de Lobato na literatura. Aulas sobre Lobato são sempre intensas, assim como esse ser múltiplo, que, amando ou odiando, foi um divisor de águas.

Que tal aproveitar a deixa e apresentar o universo de Lobato para as crianças? Olha a vitrine destas livraria! Queria todos para mim.


É impossível não se divertir com a Emília, com as histórias de Dona Benta, com os causos de Tia Nastácia, com as técnicas para caçar saci de Pedrinho e as decobertas de Visconde de Sabugosa. Ou, se preferir, visite o Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, e apresente para a criança as maravilhosas histórias de Lobato. A cidade, todo mês de abril, prepara uma programação especial para comemorar o aniversário do escritor.

O Museu Monteiro Lobato possui exposições permanentes sobre a vida e a obra do escritor, mostras de artistas plásticos regionais, oficinas de brinquedos folclóricos, biblioteca e um teatro.







O sítio é um terreiro enorme, como dizia minha avó, cheio de árvores frutíferas e muitas estátuas da turma. Não espere brinquedos maravilhosos, um belo parque, pois não é o foco do lugar. Ele é um convite para os pés descalços na terra, um piquenique na grama, uma leitura à sombra das árvores, brincadeiras de roda, giro com cabelo de Emília ou outros brinquedos, que podem ser confeccionados na oficina do próprio Museu.

E para fechar o dia, há uma peça de teatro, sempre às quatro da tarde, com a turma do Sítio. No final, rola até fotos com toda a turma. É diversão garantida!


Fica a dica!

Escolha um belo livro infantil e leia para uma criança.

Super beijo!

Regiane Boainain

Serviço:

Local: Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato

(av. Monteiro Lobato, s/n° - Chácara do Visconde - Taubaté/SP)

Horário: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h

Entrada: gratuita

Visitas individuais e familiares não precisam ser agendadas, já para a realização de excursões é preciso entrar em contato pelo telefone (12) 3625-5062 com 45 dias de antecedência para fazer o agendamento.

#LivroInfantil #MonteiroLobato #SítiodoPicapauAmarelo

11 visualizações

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664