Os sinos


Neste vídeo, Regiane Magalhães Boainain analisa o poema "Os Sinos", de Manuel Bandeira. A coletânea de poemas analisada é Para querer bem, publicado pela editora Global. ****************************************************** Professor, após ler o poema em voz alta, peça para os alunos puxarem da memória alguma música que mencione " sinos de Belém". É provável que eles se recordem da canção " Sino de belém", cantada na época do Natal. Diga a eles que os versos:" Bate o sino pequenino/ sino de Belém" anunciam, de forma alegre, o nascimento de Jesus, ou seja, a Vida.

A partir desta explicação, lance os seguintes comandos: a. Grife todos os trechos do poema que revelam nascimento.( Grifado de vermelho)

b. Agora, registre o que no poema o sino de Belém anuncia. ( O nascimento)

c. E o que você imagina que seja um " Sino da Paixão"? Professor, mostre ao aluno que a palavra " paixão" veio do grego( Pathos), que significa dor, sofrimento. Relembre-o, inclusive, o significado de " Paixão de Cristo", sofrimento de Cristo que culmina com a sua morte. d. Peça para os alunos marcarem no poema os versos que mencionem sofrimento e morte. e. Compare: ​ Sino de Belém, pelos que inda vêm! Sino de Belém bate bem-bem-bem. ​ Sino da Paixão, pelos que lá vão! Sino da Paixão, bate bão-bão-bão ​ Pense no fluxo natural da vida, que versos mostram o início( vida) e fim( morte)? Como soa o sino anunciando a vida? Como soa o sino anunciando a morte? Levando em consideração o oposto "vida e morte", o que você conclui a respeito do som "bem-bem-bem" e bão-bão- bão". Explique. f. Apesar de vida e morte serem faces da mesma moeda, que dúvida o eu lírico mostra ao longo do poema? Professor, leve o aluno a perceber que o eu-lírico vai mencionando as pessoas que ele foi perdendo ao longo da vida. Mostre-lhe também que Bonfim significa um fim bom, uma boa morte.

Boa Leitura! Regiane



BANDEIRA, Manuel. Para querer bem. São Paulo: Global, 2004.

#Ossinos #ManuelBandeira #EditoraGlobal #Paraquererbem

71 visualizações

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664