Letras de Carvão



O que o ato de ler nos garante?

Completude? Pertencimento? Poder? Inclusão?

Letras de Carvão, de Irene Vasco, publicado pela Editora Pulo do Gato, traz em pauta a importância do ato de ler e escrever como necessidades do ser humano.

A obra narra a história de uma mãe que, ao ver seu filho escrevendo, decide contar-lhe como, com quem e por que ela aprendeu a ler quando menina.

Aprender a ler torna-se para ela uma obsessão, já que queria decifrar as cartas de amor que sua irmã mais velha, Gina, recebia de Miguel, um jovem médico.

Enquanto ela não lia, imaginava que, por aquelas letras todas, Miguel pedisse sua irmã em casamento, oferecendo amor em um lugar bem longe.


De tanto imaginar com a irmã, a menina quis, de vez, saber o que diziam aqueles papéis. E foi assim que começou a aprender a ler com o dono da mercearia.


Como o desejo de ler era também o de Gina; em casa, ela escrevia, com carvão, palavras no chão e ensinava à irmã o que havia aprendido.


O tempo passou... E de letra em letra, a irmã e ela aprenderam a ler e puderam saber/ver tudo o que as letras traziam.

Além da beleza da escritura de Irene Vasco, a obra conta com a ilustração de Juan Palomino, que, com tintas e traços, traz diante do leitor o colorido dos quilombos da Colômbia, seus costumes, sua gente, seus sonhos e suas necessidades.

Fica a dica!

Grande abraço!

Regiane Boainain



Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664