Exposição e Encontro de Ilustradores.


Nos dias 28 e 29/ 10, No Sesc/ Santo André, ocorreu a exposição " Linhas de Histórias- o livro ilustrado em sete autores", incluindo oficinas e mesas de debates com ilustradores, curadores e convidados sobre a complexidade do processo de criação de vários artistas.

No dia 28/ 10, a equipe do Veredas do Texto esteve presente em uma mesa de debate literário. Inicialmente, houve uma belíssima e emocionada homenagem à Ângela Lago proporcionada por seus amigos. Ilustradores e escritores presentes comentavam que a mesma quantidade de silêncio que há nas obras de Ângela, há na própria abstração do silêncio. Ela, simplesmente, deixava o silêncio falar.


Odilon Moraes (autor, ilustrador e curador do encontro) conversou com Augusto Bass (escritor, crítico literário e diretor da antiga editora Cosacnaify) sobre o ilustre papel da ilustração em nossa literatura e como a imagem está a serviço de uma narratividade. Além disso, que toda grande arte é inclusiva na sua mais extensa dimensão por meio da escritura, da ilustração e de outras ferramentas que possam compor o signo verbal.

Logo depois, tivemos uma conversa sobre o processo de criação de Roger Mello, Nelson Cruz e Andrés Sandoval.

Roger Mello confessa que o seu intuito sempre foi o de trabalhar com a dor da cor, fazendo do pensamento um exercício plástico em que tudo se materializa em uma coisa só: palavra e imagem, tato e visão.


Nelson Cruz tem em sua performance criativa um olhar para o passado, apresentando um espaço torcido e estendido, trabalhando um espaço lírico com ângulos de baixo para cima.


Andrés Sandoval explora o máximo de uma imagem, utilizando cores específicas com um traço só. Cria um universo próprio da escolha: cores, traços e colagens que se relacionam com o que está sendo narrado. Utiliza do recurso da metalinguagem de uma forma bastante irreverente em que a imagem dialoga com a própria imagem, em que o produto artístico fale dele mesmo por meio da central colaboração do leitor.


Nós só temos a agradecer pelos ensinamentos proporcionados por esses artistas tão maravilhosos de nossa literatura. Obrigada, senhores! Ângela Lago, agradecemos pelo seu legado, pela sua força em nossa arte, na arte de nosso país.


#ÂngelaLago #LinhasdehistóriasOlivroilustrado #EncontrodeIlustradoresSescSantoAndré #RogerMello #NelsonCruz #AndrésSandoval #OdilonMoraes

1 visualização

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664