Flicts


Olá, pessoas queridas,

Hoje venho trazer uma indicação de leitura que não pode faltar na estante de seu filho ou na estante da roda de leitura de sua classe.


Flicts é um clássico, foi criado por Ziraldo em 1969, em um curto período de tempo( de sexta-feira para segunda) para atender a um pedido do editor da editora Expressão e Cultura. A obra foi muito bem recepcionada pela Crítica e pelo público e tornou-se conhecida em, pelo menos, vinte países diferentes.

Flicts surpreendeu pelo ineditismo, pelo impacto cromático, pela inovação da palavra no espaço gráfico, pelo movimento rítmico da escrita e da imagem e pela proposição de uma nova forma de leitura, que pedia um tipo de leitor apto a ler o texto e a imagem ao mesmo tempo.

Flicts traz a história de uma cor, "muito rara e muito triste, que não consegue achar a sua forma.


Ela se percebe sozinha e quer, de alguma maneira, estar junto a outras cores. Mas ninguém dá espaço para ele.


Percebendo-se excluído do universo infantil, Flicts decide continuar buscando sentido para a sua existência. Depois de tantas recusas, ele decide parar de procurar:


E sumiu. Ninguém mais poderia adivinhar para "onde tinha fugido/ em que lugar se escondera/ o frágil e feio aflito / Flicts".

Surpreenda-se com esta narrativa e descubra um segredo que apenas os astronautas sabem.

Mas o que este livro tem de tão surpreendente?

Flicts consegue inovar o modo de narrar, unindo cores, formas e palavras para contar uma história, aparentemente simples, mas que coloca em movimento a fantasia e promove a superação das fragilidades da criança.

Assim como a personagem da narrativa tem o seu trajeto e evolui ao longo dela, mostrando-se “outra”, o leitor também passa por uma espécie de iniciação. Ao finalizar a leitura, ele não é mais o mesmo. É um “iniciado,” que conhece a si mesmo pela experiência do Outro.

Fica a dica!

Grande beijo!

Regiane Boainain


Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664