Nós encontramos um chapéu( We found a hat)


Ontem, Marina pediu para eu reler para ela o livro ilustrado We found a hat( Nós encontramos um chapéu), de Jon Klassen. Infelizmente, este livro, a conclusão da trilogia do Chapéu, ainda não foi publicada no Brasil.

Perdi as contas de quantas vezes li este livro para a Marina e, mesmo sendo uma leitura tão conhecida por ela, ela ainda se emociona. Ontem, ao final da leitura, ela me disse "Ownnnnn!". A meu ver, essa interjeição é perfeita para representar a ternura e a empatia, presentes nas ações das personagens de Klassen neste livro.


Quando eu li pela primeira vez We found a hat, no ano passado, buscava nele o já tão esperado humor inteligente e a pegada divertida, mas até um pouco "dois pés no peito", que as personagens dos outros dois livros de Klassen apresentam.

we found a hat é a história de duas tartarugas que encontram e desejam o mesmo chapéu. Prato cheio para uma narrativa de Klassen, não?

Lembro-me que, ao ler pela primeira vez esta obra, fui imaginando que as tartarugas, por desejarem o mesmo chapéu( o qual lhes vestira tão bem), iriam se digladiar. Mas não! A obra me surpreendeu pelo olhar fraterno e nobre do par de tartarugas, que solucionam o dilema vivido por elas pela alteridade e pelo sonho.


Por meio da paleta de cores e da divisão da obra em três partes: "Parte um- Encontrando o chapéu", " parte dois- vendo o pôr do sol" e parte três- indo dormir", a criança perceberá que o drama vivido pelas tartarugas acontece na extensão de um dia, partindo do bege( simbolizando o dia claro), passando por um leve alaranjado( sugerindo o pôr do sol) e depois, um cinza que, paulatinamente, atinge o preto, em um evidência à noite.

Com economia de palavras, repetição de frases, imagens em páginas duplas, o leitor percebe a fluidez da narrativa e se sente motivado pela leitura.



Fuçando na net, encontrei o vídeo de Jon klassen desenhando a tartaruga. Demais!


Grande beijo!

Regiane


Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664