top of page

Pronome de tratamento

"Tratamento" é a forma pela qual o locutor se dirige ao interlocutor de forma mais cerimoniosa.  Embora designem a pessoa com quem se fala( 2ª pessoa), os pronomes de tratamento são sempre de 3ª pessoa e levam o verbo para a 3ª pessoa também.

Leia um trecho do artigo de opinião, publicado na Folha em 28/03/2016.

 

"Vossa Excelência é ignorante"

28/03/2016  01h34

 

Eis aqui uma proposta modernizadora: que os membros do Congresso Nacional passem a tratar-se por "Vossa Ignorância", em lugar de "Vossa Excelência". Se o segundo tratamento já não combinava muito com o nível ético exibido na Câmara e no Senado, o primeiro tem tudo a ver com a decisão dos parlamentares sobre a fosfoetanolamina.

Ignoraram, os nobres senadores e deputados, que a "fosfo", apelidada de "pílula do câncer", está para a ciência na mesma condição da barbatana de tubarão, do cogumelo do sol e da maca peruana. São pseudomedicamentos que se aproveitam da credulidade e do desespero dos enfermos e seus parentes para vender uma esperança desumana.

 

 

IMPORTANTE! Note  que o  pronome de tratamento, "Vossa Excelência", por ser um pronome de 3ª pessoa,  exigiu que o verbo ser  fosse conjugado também  na 3ª pessoa. Por isso, 

 

Vossa Excelência é ignorante. ( CORRETO)

 

Vossa Excelência sois ignorante. ( ERRADO)

 

Observações:

 

1. Os pronomes de tratamento devem ser empregados com " Vossa", quando nos dirigimos( frente a frente) à pessoa representada  pelo pronome. Ex . Vossa Senhoria me mandou chamar? 

 

2. Quando falamos sobre a pessoa representada, mas não estamos diante  dela, usamos " Sua".

 

Ex. Sua Santidade, O Papa, esteve no Brasil. ( Falando sobre  o Papa, não com ele)

 

 

Por Regiane Magalhães Boainain. 

bottom of page