Objetivos Gerais

 

1. Oferecer materiais, em ambiente virtual,  que desenvolvam as habilidades em Leitura literária, por meio de um trabalho que seja capaz de conduzir o aluno a uma prática de instauração de significados e, consequentemente, à fruição estética.

 

2. Construir uma relação de confiança com o  professor, por meio de um espaço dialógico, que permita atender às necessidades dele e, consequentemente,  fidelizá-lo para a escolha das obras do catálogo da editora.

 

 

Objetivos Específicos

 

1. Oferecer para o professor um referencial metodológico(roteiros de leitura)  e /ou sugestões de oficinas, jogos, brincadeiras e atividades, voltadas para as obras selecionadas, de acordo com a faixa etária.

 

2. Possibilitar ao professor, por meio do apoio online,  desenvolver a competência leitora de seus alunos e o interesse pela leitura literária.

 

Nosso Projeto

 

Garantir uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática, inclusiva e sem espaço para a opressão das diferenças é papel da Escola. E Isso só será  possível se   a  relação criança -leitura - metodologia docente for prioridade no âmbito escolar.

Entendemos que a formação de leitores plenos não deve ser atribuída apenas ao professor de Português, mas de todos os professores envolvidos no ensino-aprendizagem, os quais devem expor os alunos, desde a tenra idade, a diferentes gêneros textuais, dos mais usuais até os menos acessíveis, como os literários.

Conforme apontam os PCNs(1998), o texto literário é uma forma específica  de  escrita, já que a literatura depende, ainda mais, do trabalho interpretativo do leitor para a atribuição de sentido.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular( 2017), é papel da Escola desenvolver a competência leitora  e o senso estético do  aluno para também esse tipo de texto:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A formação do leitor só é garantida por meio de um sério trabalho docente, cuja metodologia envolva atividades orais e/ou escritas que levem o leitor a participar ativamente do texto, tendo condições de recepcioná-lo por meio de uma experiência estética.

 

Os seguintes objetivos norteiam este projeto:

 

I. Educação Infantil

 

 

  • Criar oficinas, jogos, brincadeiras e atividades, garantindo à  criança as brincadeiras e interações, conforme a BNCC(2017).

  • Criar atividades que contemplem os campos de experiências na Educação Infantil.

 

 

II- Ensino Fundamental I e II

 

  • Disponibilizar materiais, voltados para a Educação Literária, por meio de um trabalho que conduza o aluno a uma prática de instauração de significados e, consequentemente, à fruição estética.

 

 

O que subjaz o nosso trabalho?

 

     É importante esclarecer que a concepção que subjaz esse projeto é a interação autor-texto-leitor, adotada nos PCNs (1998), segundo os quais, a leitura é “o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que cabe sobre a linguagem.”

      Isso significa que não se trata de mera decodificação do texto (apesar de essa habilidade ser importante nas séries iniciais), mas uma atividade que pede um leitor agente, capaz de tomar decisões diante do lido, antecipar, inferir, confirmar hipóteses, refutar outras. 

     Para KOCH (2012), o sentido do texto não está nele explicitamente, mas é construído nessa relação autor-leitor, considerando-se as sinalizações textuais dadas pelo autor e o repertório do leitor que, durante todo o processo de leitura, deve assumir uma atitude “responsiva ativa”.

     Essa atitude "responsiva ativa" não é inerente ao aluno, é uma atitude que deve ser ensinada pela escola por meio de uma eficiente metodologia docente. Por isso, a necessidade de um apoio ao professor, disponibilizado em portal da editora.

           

 

Cronograma de trabalho

 

12  sequências didáticas/ mês, sendo 1 para cada ano( Educação Infantil até 9º. Ano).  Período de 6 meses.

 

PS: Para iniciarmos o projeto, pedimos um mês de antecedência  para termos uma folga nos prazos. 

Valor: Fale conosco 

A Educação literária tem estreita relação com o eixo Leitura, mas se diferencia deste por seus objetivos: se, no eixo Leitura, predominam o desenvolvimento e a aprendizagem de habilidades de compreensão e interpretação de textos, no eixo Educação literária predomina a formação para conhecer e apreciar textos literários orais e escritos, de autores de língua portuguesa e de traduções de autores de clássicos da literatura internacional. Não se trata, pois, no eixo Educação literária, de ensinar literatura, mas de promover o contato com a literatura para a formação do leitor literário, capaz de apreen- der e apreciar o que há de singular em um texto cuja intencionalidade não é imediatamente prática, mas artística. O leitor descobre, assim, a literatura como possibilidade de fruição estética, alternativa de leitura prazerosa. Além disso, se a leitura literária possibilita a vivência de mundos ficcionais, possibilita também ampliação da visão de mundo, pela experiência vicária com outras épocas, outros espaços, outras culturas, outros modos de vida, outros seres humanos. ( p. 63)

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664