Palavras ao Vento



Olá,

Quase todos os dias em minhas aulas, insisto com os meus alunos sobre a necessidade do repertório no ato da leitura. Insisto também que ampliar o repertório é uma ação que vai se dando ao longo de nossas vidas e que requer vontade própria do sujeito de querer conhecer ainda mais. Entretanto, é tarefa do professor alavancar a ampliação do repertório.

Por isso, neste ano, escolhi como um dos livros de leitura Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento, de Adriana Falcão. Essa obra é do tipo "as 100 obras infanto-juvenis que seu filho, aluno, priminho, filho do vizinho devem ler antes de morrer". É exagero? Não! O livro é um dicionário de Palavras ao Vento, cujos sentidos são preenchidos por um leitor que, assim como a autora, tem olhos sensíveis para perceber o poético e entender as palavras "pela alma que elas carregam" e pela cara que elas têm", Mas para isso, a obra pede leitores que tenham intimidade com as palavras e que, assim como os poetas, também gostem de brincar com elas.







O trabalho com a sequência didática possibilitou-me ampliar o repertório do meu aluno, passando por Vinícius de Moraes, Toquinho, Tom Jobim, Elis Regina, Charles Chaplin, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Sebastian Bach, só para citar alguns. Sem contar a poesia e a graça presentes nos 530 vocábulos, distribuídos em 115 páginas.

Vale muito ler e trabalhar com essa obra. Se tiver interesse, acesse a sequência didática, cujo foco foi a intertextualidade e o repertório do leitor.

Um beijo,

Boa Leitura!

Regiane Magalhães Boainain


Posts Recentes

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

Foto Regiane.jpeg

Regiane Boainain 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664