Os livros infantis "queridinhos" da minha filha de 2 anos e meio


Oi, gente!!

Esta semana, estava numa grande livraria e me deparei com uma cena interessante. Uma mãe, acompanhada de três filhos, procurava um livro para a caçula. Infelizmente, por desconhecimento, pouca atenção, ou outros motivos, ela olhava apenas aquelas estantes mais chamativas do setor infantil, aquelas repletas de livros de adesivo, não procurava na estante ao lado, que guardava preciosidades.

Eu a ouvi dizer para o filho maior, de uns 11 anos: “Não tem nada aqui para sua irmã!”

Como não!? Na estante ao lado havia tantas riquezas, a ponto de eu precisar me segurar para não gastar tanto com livros. Eu não aguentei ficar calada diante do ouvido e perguntei se ela procurava algo especial. Ela me disse que queria um livro que ajudasse a filha de 2 anos a usar o penico, pois a criança estava resistente a isso. Indiquei a ela alguns livros que tratavam do assunto. Eu mesma peguei os livros para ela. Fomos para o caixa e como a fila estava grande, conversamos durante uns 5 minutos sobre crianças, desfralde, livros. Estava quase chegando a nossa vez no caixa e ela me perguntou “ sua filha gosta mesmo desses livros, né?” Repeti que sim, ela sentiu-se aliviada, pagamos a conta, despedimo-nos e fomos embora.

Saí da livraria disposta a escrever este post, afinal, o óbvio para uns não é para outros. Por esse motivo, decidi mostrar o que tem na estante de minha filha de dois anos. Qual o critério adotado para essa indicação neste post? Resposta fácil: os livros que a minha filha caçula mais ama neste momento da vida dela.

Postarei diariamente dois livros " queridinhos" dela até completar uma lista de 10 livros.

1. Vai Embora, Grande Monstro Verde!, de Ed Emberley, Editora Brinque-Book


"Sucesso garantido ou o seu dinheiro de volta". rsr

O livro descontrói a imagem do monstro assustador diante da criança a cada página. Ele começa assim: " O grande Monstro verde tem dois grandes olhos amarelos":


E assim, a cada página, a criança vai conhecendo esse monstro "assustador", cujas características são: olhos amarelos, um longo nariz azul-esverdeado, uma grande boca vermelha com dentes brancos afiados, duas orelhinhas tortas, cabelo roxo espetado e um rosto verde- assustador! Veja:



Depois de o monstro se formar na frente do leitor, ele lê( no caso, ouve) um " Você não me assusta" e a partir daí, a cada página, as características assustadoras são desconstruídas diante do leitor, mostrando à criança que o monstro não é nada mais do que dois pontinhos pretos em um fundo amarelo. Nada amedrontador!

No fim da página, a criança encontra: " Vai embora, Grande Monstro Verde! E não Volte mais! Até eu mandar...", ou melhor, até a criança pedir de novo a mesma história...



O legal desse livro é que Marina memorizou as características do monstro e vai reproduzindo as frases do livro na hora da contação. Como ela já sabe o que acontecerá no fim, ela zomba do monstro: " Você não me assusta, lá, lá, lá, lá... É muito divertido!

Assista à resenha desse livro.

2. Cadê o meu penico?, de Mij Kelly, Ed. Companhia das Letrinhas


Prepare-se para ler, reler inúmeras vezes a história de uma menininha, a Hortênsia, que foi fazer “uma tal coisa com muita, mas muita urgência!”, quando um "ladrão" lhe roubou o penico.


Hortênsia, desapontada, começa a procurar seu penico pelo "terreiro". Ela pergunta para a vaquinha Malhada, para o cavalo, para a ovelha, para o bode, mas ninguém sabia o que era penico. Não sabiam que o objeto misterioso, tão disputado pela bicharada, ótimo para não sujar o terreiro, tivesse o nome de penico.

Sem solução, Hortênsia decide que iria fazer cocô no mato, mas, assim que os animnais perceberam que isso aconteceria, correram para lhe apresentar um "belo invento", o pote-cocozeiro, que não sujava a roupa, nem emporcalhava o terreiro.

Esta história rimada fala de maneira divertida sobre o uso do penico. É sucesso garantido!!!!

3. Dorminhoco, de Michel Rosen e Jonathan Langley, Editora Brinque- Book.


Prepare-se para ler mais uma história trilhões de vezes.

Dorminhoco é um livro perfeito para as crianças aprenderem as onomatopeias, imitação de sons. O livro traz a história de um cão, um gato, uma vaca, uma porca com seus porquinhos, todos dormindo em uma fazenda, no mais perfeito silêncio, quando um RONC! acorda todos os animais. Era o ronco de um cão.

Incomodados com o barulho, cada um dos animais tenta acordar o cão. O gato faz um MIAU, o porco, OINC, OINC, a vaca, MUUU!, mas ninguém consegue acordar o cão, nem mesmo um ATCHIMMM!

Após dormir suficientemente, o cão acorda, late e se depara com um belo dia ensolarado, mas fica sozinho, pois todos os seus amigos da fazenda estavam dormindo e roncando, devido ao cansaço da noite. Era um coro de RONC, RONC, RONC, RONC!

Marina ama esse livro e já reconhece o som de vários animais. É sucesso garantido! Espero que você goste das indicações e leia para uma criança. Caso queira mais dicas, clique aqui e tenha acesso a mais indicações de livros.

Beijos!

#Vaiembora #GrandemonstroVerde #indicaçãodeleitura #criançasde2anos

Posts Recentes

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

Foto Regiane.jpeg

Regiane Boainain 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664