Deu no jornal


Olá, gente!

Este ano, meus alunos leram o livro Deu no Jornal, de Moacyr Scliar.



A obra, publicada pela Editora Edelbra, traz treze narrativas envolventes( alguns contos e outras crônicas), nascidas a partir de notícias, publicadas pela Folha de São Paulo.

Veja, no vídeo abaixo, Moacyr Scliar comentando como se deu o processo de criação dessa obra.


Quando comecei a trabalhar com os meus alunos esse livro, tinha como um dos interesses levá-los a perceber a crônica como um gênero híbrido que, de modo aparentemente simples, relata fatos contemporâneos, levando o leitor a uma reflexão da realidade que o cerca. Entretanto, à medida que meus alunos e eu fomos lendo, em classe, cada narrativa, fomos percebendo que as notícias que chegam até nós pelos noticiários de Tv ou pelo jornal possibilitam uma história, que nos pede para ser narrada.

Moacyr Scliar atende a esse pedido e nos dá de presente treze interessantes narrativas, todas criadas a partir de notícias e reportagens, retiradas do jornal, observe:

01. Os óculos mágicos

02. A volta do filho pródigo

03. A família que rastreia unida permanece unida

04. A guerra dos narizes

05. A ópera dos camundongos

06. Uma carta ao pai

07. Casa de boneca

08. Heavy Metal

09. Os invisíveis

10. No asilo dos anos velhos

11. Namoro & Futebol

12. Puxadinhos

13. Guerra é guerra

Registrando o circunstancial, acrescentando, aqui e ali, fortes doses de humor, sensibilidade, ironia e muita crítica, Scliar, com graça e leveza, proporciona a nós, leitores, uma visão mais abrangente, que vai além do fato. Ele nos mostra, de outros ângulos, o sinal de vida que, diariamente, deixamos escapar da leitura rápida de uma notícia de jornal ou da escuta de um fato dado em um noticiário.

Deu no jornal chega até nós em um belo projeto gráfico: capa dura, diagramado em colunas, como se fosse uma página de jornal, além de uma ilustração que ajudou a dar ainda mais beleza para algo que já estava perfeito.

Clique aqui e acesse a sequência didática.