O Pote vazio
Oi, gente!

Ontem, li para a Luíza o livro O pote vazio, de DEMI e o recomendo muito.Trata-se de uma fábula que leva a criança a viver com o menino Ping a experiência da tristeza, a vergonha do fracasso e a coragem necessária para se dizer a verdade.

A fábula conta a história de Ping, um menino que adorava flores, "tudo o que plantava florescia maravilhosamente". Entretanto, ele não era o único, todas as pessoas do reino também gostavam de flores. Um dia, o imperador viu a necessidade de um sucessor, já que estava velho, mas quem seria se ele não tinha herdeiros?
Como o imperador gostava muito de flores, achou melhor deixar que as flores escolhessem um sucessor. Para isso, entregou para cada criança do reino uma semente e aquela criança que, ao término de um ano, tivesse feito o seu melhor, seria o seu sucessor.
Ping recebeu a semente e fez o seu melhor, todavia, nada crescia no vaso, Um ano se passou e chegou o momento de ele mostrar ao imperador o seu vaso. Ping, mesmo com vergonha de seu fracasso, leva para o imperador o seu pote, mas vazio. O Imperador analisou as flores de todas as crianças, quando chegou a vez de Ping, o Imperador o questiona a razão de estar vazio. Ping lhe disse que fez o seu melhor, mas nada aconteceu.
Estava escolhido o novo imperador.
Acompanhe a contação neste vídeo e saiba por que Ping se torna o novo imperador.
Durante a leitura, por nenhum momento, tive o interesse em ensinar à minha filha uma lição, mas queria que ela vivesse a experiência do menino. E no fim, ela viveu a sensação da valorização da verdade.
Fica a dica!
Regiane