Pé-de-bicho( Pulo do Gato)- Jogo da Memória e Bingo das Rimas
Atire a primeira pedra quem nunca passou por uma situação em que a criança se recusa a ler um livro?
Claro que todo leitor tem o direito de não ler um livro, aliás esse é um dos direitos imprescindíveis dele, segundo Daniel Pennac. Entretanto, quando a recusa se repete dia após dia, é preciso rever alguns conceitos, repensar algumas formas de mediar a leitura e por que não criar brincadeiras a partir do livro? Porque afinal de contas, todo leitor tem o direito de brincar com o livro. ( Isso, segundo eu mesma).
Como vocês já sabem, nós, aqui do Veredas do texto, todo primeiro sábado de cada mês, fazemos mediação de leitura com 80 crianças da Pastoral de Apoio à criança, na Igreja Dom Bosco- Alto da Lapa. Lá, colocamos crianças de 2 a 8 anos( algumas poucas de até 12 anos) em contato com livros. Nesta nossa trajetória, temos encontrado crianças que são super receptivas às histórias, outras têm uma relação de atração-recusa com o livro e algumas poucas, principalmente as mais velhas, recusam-se totalmente, qualquer forma de contato com o livro.
Tendo em mente essa multiplicidade, Elaine Lotufo, Karina Fávaro e eu começamos a criar atividades e brincadeiras, criadas a partir de livros.
Como essa situação, vivida por nós, pode ser a sua ou de tantos outros pais e professores, resolvemos disponibilizar aqui algumas atividades.
A primeira brincadeira pensada foi um Jogo da Memória, criado a partir do livro Pé-de-bicho, de Márcia Leite e Joãocaré ( Pulo do Gato). A segunda atividade foi um Bingo das rimas. Para isso, tivemos o trabalho de criar 30 diferentes cartelas de bingo.
Acompanhe as fotos.




As imagens dos livros foram usadas aqui só para efeito de exemplificação e foram autorizadas pelo autor e editora, apenas para fins de compartilhamento de ideias e não venda. Caso você queira criar essas atividades em casa, é possível montar com imagens desenhadas por você ou por seus alunos. Vale também recortes de revistas.
Deixe um comentário, caso queira saber como montar e jogar essas atividades em casa.
Fico por aqui!
Grande beijo!
Regiane Boainain