A Bruxa e o Espantalho


Aos amantes do céu, dedico esta humilde análise.

Não sei ao certo quando comecei a me apaixonar pelo céu, mas agora entendo melhor que o divino está acima de nós, tentando se aproximar para que busquemos novas formas de interiorizá- lo. O livro “A Bruxa e o Espantalho”, de Gabriel Pacheco, editora Jujuba, ajudou- me nessa reflexão. Trata-se de uma obra de arte, não só pelo primor da ilustração, mas pela poesia inscrita nos mistérios que permeiam as nossas noites.


Trata- se de um livro silencioso, sem palavras, mas com muitas vozes traduzindo a maestria poética desta linda história. Nela, temos uma bruxinha banida de seu bando por não ter uma vassoura.


Um pássaro a acompanha, durante toda a experiência, como um fio condutor de seu trajeto e como uma espécie de mensageiro. Então, os caminhos dela se entrelaçam com os de um espantalho, que sempre se colocava a olhar a imensidão daquele céu.


O livro traz tons escuros, de penumbra, remetendo- nos à ideia do mistério que há escondido em nossas mais profundas experiências de amar. O vento é um personagem interessante, pois é por meio dele que os desejos se tornam realidade. Ele é tão presente que parece que o livro vai sair voando junto com a bruxinha.

Há um jogo de opostos revelado pelas imagens do voar e ser livre, propagados pela imagem da bruxa e do pássaro, com a imagem do espantalho, que está preso à sua condição.

Quando senti em meus olhos e em meu ser a maravilha desta obra, imaginei que o amor reside em nossa competência de dar condições ao outro de exercer aquilo o que há de melhor dentro dele. Basta olhar pro céu e esperar.

Karina Fávaro.

Eu.

Uma amante do céu.


#ABRUXAEOESPANTALHO #EDITORAJUJUBA #GABRIELPACHECO #VEREDASDOTEXTO

Posts Recentes

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

Foto Regiane.jpeg

Regiane Boainain 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664