Queria ter ficado mais

Queria ter ficado mais
Editora: Lote 42.
Edição: Cecilia Arbolave, Vivien Hermes, Thiago Blumenthal e João Varella.
Ilustrações: Eva Uviedo.
Capa e projeto gráfico: Luciana Martins.
Diagramação: Mauricio Nici Gonçalves.
Revisão: Vivian Hermes.
Autoras: mulheres maravilhosas!!!
Doze mulheres.
Doze lugares.
Doze experiências epifânicas de libertação e de reafirmação de si mesmas.
Passando para dizer que recebi doze cartas de doze mulheres diferentes. Mulheres que eu gostaria de ter como amigas. Como eu gostaria...
A cada envelope, eu me imaginava destinatária particular de cada experiência. O meu interlocutor era uma amiga, uma mulher descortinando uma libertadora epifania.
A impressão era de renascimento a cada história, a cada paisagem, a cada pessoa desse vasto mundo de Deus.
Às autoras:
Meninas, não tenho palavras para dizer o que senti quando abri os envelopes, mas posso confessar que me espelhei um pouco em cada carta, em cada sentimento, em cada paixão. Eu estava ali com vocês... E pude viajar para Roma, Paris, Barcelona e tantos outros países com vocês. Obrigada por compartilharem essas experiências tão libertadoras conosco.
Em Roma, eu me debulhei em lágrimas com Clara. Além de ser minha conterrânea de Araçatuba, essa garota me fisgou pelo instinto que ela tem de preservar o amor pelas pessoas que passam por sua vida. Clara tem uma delicadeza em tratar o amor, que chega a apertar o peito.
Segue um trechinho:


Isis retrata dois momentos epifânicos em Paris. Ela consegue sintetizar, em poucas palavras, a essência desse trabalho com as cartas nesta frase: "... tudo o que vivemos na vida parece se encaixar naquele momento, naquela cena... “ Pois é, minha querida. A impressão foi essa mesma. A epifania avassala os nossos sentidos fazendo parecer que tudo o que vivemos na vida era pra chegar àquele momento. Era para sentirmos aquela sensação. Como um rio, um rio que deságua em nossas margens...


Pude revisitar Nova York com Olívia. Morei um tempo por lá, e Olívia me levou de volta. Animada e entusiasta Olívia.


Vou confessar algo... A carta que mais me chamou atenção foi a de Ligia... Ela me mostrou que podemos tudo, que merecemos o melhor de nós mesmos e que nós, mulheres, temos de respeitar as nossas vontades. Dá sempre tempo pra nos libertar e pra nos refazer, se esse for o caso. Pra mim, Ligia, você tem o dom de desprendimento e amor ao que é essencial a si mesma.


Queridas autoras, recebam o meu abraço. Quem sabe, um dia, posso conhecê- las e compartilhar com vocês, também, uma experiência minha.Talvez, assim, nós nos esgotaríamos de epifanias e poderíamos escrever novas cartas juntas.
Um beijo a cada uma de vocês:
Barbara Heckler
Bruna Tiussu
Cecília Araújo
Cecilia Arbolave
Clara Averbuck
Clara Vanali
Florencia Escudero
Isis Gabriel
Ligia Braslauskas
Livia Aguiar
Luciana Breda
Olívia Fraga.
Por: Karina Baldo Fávaro.