Lia e o feitiço da palavra

“Lia e o feitiço da palavra”, de Marília Moreira, editora Ozé, traz a história de uma princesa que não tinha vida dentro de si mesma, pois uma grande tristeza a assolava. Uma feiticeira foi chamada para tentar salvar a princesinha. A relação entre as duas é narrada pelas ilustrações de Maria Betania Galas, proporcionado um clima de mistério. O leitor fica esperando o feitiço acontecer durante toda a narrativa, mas o tal feitiço está guardado em uma magia...
A autora já inicia o texto com indagações sobre “Onde começa o começo?” A ideia do começo de todas as coisas é trabalhada sob a seguinte perspectiva: “onde mora o começo?”, “O começo começa onde tudo se inicia”, “É o que gera o início do verso ou do Universo”... Todos esses pensamentos nos remetem à mais fina reflexão de que “o começo está na magia contida no pólen da palavra”.
E é justamente pelo pólen da palavra, arraigado pela tradição oral de vários contos, que a feiticeira usa o seu mais puro encantamento.
Brincando com métricas variadas e várias possibilidades de ritmos, a autora cultiva em sua poesia os requintes do cordel e a sua palavra como poder vital para fazer renascer a princesinha.
Recomendo muitíssimo.
Prêmio FNLIJ 2017 - Autora revelação
Altamente recomendável - categoria Poesia - FNLIJ 2017