Brasil em campo, de Nelson Rodrigues


Gente,

Acabamos de ler aqui no Veredas do Texto Brasil em campo, de Nelson Rodrigues. Confesso que nunca pensei que fosse me apaixonar tanto por um livro cuja temática é futebol. Logo eu que só me interesso por futebol na Copa do Mundo...


A coletânea traz uma série de crônicas, escritas a partir da paixão do autor pelo futebol e de sua experiência como comentarista esportivo( não conhecia essa faceta do Nelsão). Com ironia, humor e versatilidade, o autor passa a bola para ques­tões políticas, culturais e vai ao fundo da alma do povo brasileiro.

Pelas crônicas, o leitor perceberá que o futebol serve como um palco, onde o brasileiro mostra sua identidade: seus complexos, fragilidades e paixões. Em Campo, quem faz o Brasil? A seleção ou o torcedor? A pátria ou povo?


Driblando preconceitos e negativismos, Nelson Rodrigues aplica o cartão vermelho para o nosso "complexo de vira-lata" e mostra-nos que "quando o brasileiro acredita em si mesmo, é imbatível".


Brasil em campo foi organizada por Sonia Rodrigues, filha do autor, também jornalista e escritora. Com vasto conhecimento em literatura, publicou obras em diversas editoras e patrocina pesquisas sobre seu pai.

Se você é professor, trabalhe esta obra e, ao final, proponha aos alunos a recolha de notícias e reportagens sobre o futebol no Brasil, a fim de levá-los a observar o campo de futebol como palco de exposição da personalidade do brasileiro. Por meio de leituras de notícias e reportagens, em um período estipulado, o aluno poderá participar de um debate, cujo tema é: “As particularidades do brasileiro: marcas deixadas nas notícias sobre futebol”.

Ficamos por aqui!

Grande beijo!

Regiane e Karina