Desvendando os Quadrinhos- Parte 1- conclusão, sarjeta e tipos de transição
Faz um tempinho que estou com o livro Desvendando os Quadrinhos, de Scott Mccloud, na minha estante. Mas só agora, decidi recorrer a ele. Motivo? Oferecer mais detalhes sobre HQ aos meus alunos em vez de só aqueles que trazem os livros didáticos. O que seria apenas uma consulta virou uma das minhas referências para HQs. Devorei as 215 páginas em algumas horas. Também pudera! O livro é totalmente escrito em formato HQ. Sendo assim, toda a teoria chega ao leitor de forma leve, dinâmica e clara.

Nesse livro, você aprenderá que o mundo dos quadrinhos é vasto e ilimitado. Aprenderá também que o leitor é um ser importantíssimo no processo de criação de sentidos. É pelos olhos do leitor que um mundo é captado e interpretado.

Imagem de Desvendando os quadrinhos, de Scott Mcclound
O leitor, com seu repertório e sua capacidade de conclusão, inferirá situações e acontecimentos que não foram mostrados, mas que podem ser inferidos nos espaços da sarjeta.
Sarjeta é o espaço entre os quadros, no qual o leitor capta as duas imagens e as transforma em uma única ideia. veja:

Imagem de Desvendando os quadrinhos, de Scott Mcclound
O criador dos quadrinhos não mostra tudo para o leitor, mas conta que ele, munido de imaginação e capacidade de conclusão(1), será capaz de concluir a cena da forma que julgar melhor. Sendo assim, no exemplo mostrado, quem decidirá como o machado vai acertar o personagem é o leitor.
Nas histórias em quadrinhos, a conclusão cria uma intimidade entre o criador e o público. Quanto maior for a arte e a habilidade do criador maior será a presença de um leitor imaginativo e com capacidade de conclusão.
Existem vários tipos de transição de um quadro para outro:
1- transicão momento a momento- exige pouca conclusão do leitor. Tudo já está posto na imagem.

2- transição ação para ação- mostra um único tema, mas uma progressão entre as ações.

3- transição tema para tema- Exige maior grau de conclusão do leitor para que ele conecte a sequência de cenas ou ideias.

4- a transição cena para cena( mostra uma distância entre tempo e espaço)

5- a transição aspecto para aspecto- mostra diferentes aspectos de um mesmo lugar, ideia ou atmosfera.

6. a transição ( sem sequência) - Não apresenta uma sequência lógica entre os quadros.

Eu recomendo este livro a todas as pessoas que querem começar a estudar HQ.
No próximo post, farei um comentário sobre as molduras de tempo e linhas e traços.
Aguardem!
Grande beijo!