[Conversar com as crianças sobre relacionamentos e proposta de atividades com formas geométricas]

Olá, queridos professores e pais,


Hoje, vim propor duas leituras muito interessantes para vocês fazerem com seus filhos ou alunos. Estou falando de Claro, Cleusa, Claro, Clóvis, da escritora brasileira Raquel Matsushita e Wednesday, de Anne Bartier.


VocÊs já devem estar pensando: "que proposta inútil, como conseguir estes dois livros em plena Quarentena?"Fiquem tranquilos, pois pensei nisso e escolhi estes dois livros porque, além de eles serem incríveis, há a leitura deles no Youtube.

Então, tudo o que você vai precisar é sentar em um lugar confortável e assistir com seu filho à leitura dos livros ou, se for professor, compartilhar com sua classe a leitura. Depois disso, é só seguir as indicações de atividades, que estarão aqui no blog. Mas antes, deixe-me falar desses livros.


Claro, Cleusa, Claro, Clóvis, da Editora do Brasil, traz a história de duas formas geométricas, ou melhor, dois amigos que se completam perfeitamente a ponto de não abrirem espaço para mais um amigo. Mas um dia, Clovis falta à escola e Cleusa se vê sozinha. Estaria ela sozinha ou aberta a conhecer uma nova amiga? Como será o dia seguinte quando Clovis voltar? Será que haveria espaço para mais um na amizade de Clóvis e Cleusa?








Wednesday, de Anne Bertier, traz também como dois personagens duas formas geométricas: Little Round and Big Square. Toda quarta-feira, os dois amigos, muito diferentes, se encontram para brincar de sua brincadeira preferida: transformar-se na coisa dita. Mas ao brincar disso, Little Round percebe que não consegue acompanhar as brincadeiras de seu amigo Big Square. O que fazer? Desistir de brincar com um amigo tão diferente?


Com texto e imagens, Anne Bertier oferece ao pequeno leitor a possibilidade de ver o que pode acontecer quando dois amigos se reúnem para inventar e criar, respeitando as limitações, diferenças e potencialidade de cada um.




Gostou das sugestões? Então agora assista aos dois vídeos e se prepare para a conversa sobre os livros lidos e depois a criação com as formas geométricas?


LIVRO 1:



LIVRO - EM INGLÊS

Que tal propor, após a leitura, uma brincadeira com formas geométricas?

Para a atividade, você precisará de:

- Quadrados de diferentes tamanhos na cor azul.

- Círculos de diferentes tamanhos na cor vermelha.

- triângulos na cor amarela

- Tesoura sem ponta( para a criança manipular as formas a fim de ter mais flexibilidade para criar as imagens).

Como fazer?

Entregue os quadrados, círculos e triângulos de diversos tamanhos para a criança. Incentive-a a criar uma narrativa. Você se surpreenderá com o resultado. Vá fotografando as imagens/ objetos produzidos por ela, imprima-as e depois, trabalhe a escrita dessa narrativa. Se a criança ainda não estiver em fase de alfabetização, construa apenas as narrativas orais.


Espero que gostem.


Fico por aqui!

Grande beijo!!!

Regiane Boainain


Posts Relacionados

Ver tudo
Posts Recentes

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

Foto Regiane.jpeg

Regiane Boainain 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664