[Conversar com as crianças sobre relacionamentos e proposta de atividades com formas geométricas]

Olá, queridos professores e pais,


Hoje, vim propor duas leituras muito interessantes para vocês fazerem com seus filhos ou alunos. Estou falando de Claro, Cleusa, Claro, Clóvis, da escritora brasileira Raquel Matsushita e Wednesday, de Anne Bartier.


VocÊs já devem estar pensando: "que proposta inútil, como conseguir estes dois livros em plena Quarentena?"Fiquem tranquilos, pois pensei nisso e escolhi estes dois livros porque, além de eles serem incríveis, há a leitura deles no Youtube.

Então, tudo o que você vai precisar é sentar em um lugar confortável e assistir com seu filho à leitura dos livros ou, se for professor, compartilhar com sua classe a leitura. Depois disso, é só seguir as indicações de atividades, que estarão aqui no blog. Mas antes, deixe-me falar desses livros.


Claro, Cleusa, Claro, Clóvis, da Editora do Brasil, traz a história de duas formas geométricas, ou melhor, dois amigos que se completam perfeitamente a ponto de não abrirem espaço para mais um amigo. Mas um dia, Clovis falta à escola e Cleusa se vê sozinha. Estaria ela sozinha ou aberta a conhecer uma nova amiga? Como será o dia seguinte quando Clovis voltar? Será que haveria espaço para mais um na amizade de Clóvis e Cleusa?








Wednesday, de Anne Bertier, traz também como dois personagens duas formas geométricas: Little Round and Big Square. Toda quarta-feira, os dois amigos, muito diferentes, se encontram para brincar de sua brincadeira preferida: transformar-se na coisa dita. Mas ao brincar disso, Little Round percebe que não consegue acompanhar as brincadeiras de seu amigo Big Square. O que fazer? Desistir de brincar com um amigo tão diferente?


Com texto e imagens, Anne Bertier oferece ao pequeno leitor a possibilidade de ver o que pode acontecer quando dois amigos se reúnem para inventar e criar, respeitando as limitações, diferenças e potencialidade de cada um.




Gostou das sugestões? Então agora assista aos dois vídeos e se prepare para a conversa sobre os livros lidos e depois a criação com as formas geométricas?


LIVRO 1:



LIVRO - EM INGLÊS

Que tal propor, após a leitura, uma brincadeira com formas geométricas?

Para a atividade, você precisará de:

- Quadrados de diferentes tamanhos na cor azul.

- Círculos de diferentes tamanhos na cor vermelha.

- triângulos na cor amarela

- Tesoura sem ponta( para a criança manipular as formas a fim de ter mais flexibilidade para criar as imagens).

Como fazer?

Entregue os quadrados, círculos e triângulos de diversos tamanhos para a criança. Incentive-a a criar uma narrativa. Você se surpreenderá com o resultado. Vá fotografando as imagens/ objetos produzidos por ela, imprima-as e depois, trabalhe a escrita dessa narrativa. Se a criança ainda não estiver em fase de alfabetização, construa apenas as narrativas orais.


Espero que gostem.


Fico por aqui!

Grande beijo!!!

Regiane Boainain


Posts Recentes

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

Foto Regiane.jpeg

Regiane Boainain 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664