MONSTROS!
Quem nos segue aqui no Veredas do Texto sabe que estamos produzindo materiais de apoio ao professor para a Editora Amelì. Você já conhece essa editora? Se não conhece, precisa conhecer. Ela chegou ao mercado com três obras incríveis: Júbilo, Nunca acontece nada na minha rua e Monstros! Acabamos de finalizar o material didático do livro Monstros!

SINOPSE
Monstros!, de Alice Hoogstad, é um livro de imagem, que narra a história de uma garotinha que vive em uma cidade preta e branca.
Um dia, ela sai de sua casa, munida de gizes de cera, disposta a deixar por onde passa desenhos criados por sua imaginação. Sua especialidade são monstros coloridos, os quais ganham vida e dão cor àquele local.
Se para as crianças da cidade, a presença dos monstros era alegre e divertida, para os adultos, nem tanto. Reagiram a eles com antipatia e mangueiras. Como essa história vai acabar?
ESPECIFICIDADES DA OBRA
Ao abrir Monstros!, somos surpreendidos por uma guarda toda marcada por gizes de cera coloridos. Ao virarmos a página, percebemos que esses rabiscos, feitos por uma garotinha, se espalham pela folha de rosto, mas não completamente, sugerindo uma continuação do colorir.
Na página dupla seguinte, uma cidade, toda preta e branca, se apresenta ao leitor. Nela, todos os moradores estão ocupados em seus afazeres, exceto uma menina que sai de sua casa, marcando o seu trajeto com um giz de cera vermelho. No canto da página, ela desenha no muro um coração. Um cachorro a observa.

Outra virada de página e percebemos que aquele cachorro rouba o coração desenhado, numa evidência de que a imagem ganhou concretude.

A garota continua a desenhar. Desta vez, monstros, os quais vão ganhando vida às suas costas e colorindo a cidade. As crianças gostam deles e entram na brincadeira.

Entretanto, no meio do caminho, adultos se incomodam com a bagunça e declaram guerra aos intrusos, munidos de mangueiras, vassouras, baldes de água e escovas.

Ingenuamente, as crianças acham que esses adultos também estão brincando e começam a limpar os muros também. Até a chuva entra na brincadeira. Tudo limpo, pronto para ser pintado de novo.
O livro, ao mesmo tempo em que conta uma narrativa específica, permite outras tantas possibilidades do narrar, além de levar o leitor a participar da brincadeira de colorir a cidade/ livro do jeito que achar melhor.
Enfim, o brincar de novo como uma nova experiência é materializado no trabalho de Alice Hoogstad, em Monstros!.
Aguardem as propostas de atividades que fizemos para esta obra. Em breve, elas sairão no site da editora Amelì.
Grande abraço!
Regiane