[Exercício de imaginação e criação de narrativa ] Tantãs, de Eva Furnari
Bom dia, pais e professores,
Tudo bem?
Hoje, trago a vocês uma proposta bastante divertida de produção de texto: gênero conto para crianças de 3º a 5º ano do Ensino Fundamental 1. A partir da leitura de " Receita incerta", tirada de Tantãs, de Eva Furnari, a ideia é levar a criança, via imaginação, a seguir as etapas da receita para criar uma narrativa com situação inicial, desenvolvimento, conflito, clímax e desfecho.

Tenho certeza de que após o exercício de imaginação, sua criança ou seus alunos produzirão a narrativa encarando a escrita como uma grande diversão porque o humor de Eva Furnari não dá espaço para chateação. Pode ter certeza!
Para dar início à proposta, primeiramente, assista ao meu vídeo, nele, você saberá a proposta na íntegra
Feito isso, basta seguir o passo a passo.
1. Leia com a criança " Receita Incerta", de Eva Furnari.

2. CRIAÇÃO DO CENÁRIO- Peça para a criança relaxar e imaginar o cenário, o lugar onde a narrativa irá acontecer. Nesse momento, releia para ela o primeiro passo da receita e entregue-lhe alguns papéis. Peça para ela desenhar o cenário imaginado. Certifique-se de que ela teve tempo suficiente para imaginar esse cenário. Você poderá perguntar a ela: " Imaginou?". Se a resposta for afirmativa, continue.
3. CRIAÇÃO DE PERSONAGEM- Leia para a criança: " Agora invente seu primeiro personagem. Gente, bicho ou coisa, Masculino ou feminino". Lembre-se de que ela precisa ter tempo hábil para isso. Imaginar e desenhar dão trabalho.
4. CRIAÇÃO DO NOME - Peça para a criança dar um nome que combine com o ser que ela criou. Peça para ela puxar uma seta e escrever o nome dele.
5. CRIAÇÃO DE ANTAGONISTAS- Peça para a criança imaginar mais três novos personagens que vão fazer pequenas maldades com o primeiro personagem. Peça para ela acrescentar adjetivos a cada personagem. Como esses personagens são? Peça para ela escrever os adjetivos. São fedidos? brutos, torpes, funestos. Caso ela tenha dificuldade nessas palavras, incentive-a a consultar o dicionário.
6- [ REAÇÃO DA PERSONAGEM PRINCIPAL ]. Peça para a criança relatar ou escrever como será a reação da personagem principal diante das maldades dos outros três personagens. Por exemplo, a personagem principal virou uma nuvem, jacaré, uma xícara? O que lhe pôde ter acontecido?
7. [ NÓ COMPLICADOR DA NARRATIVA] Mostre para a criança que ela chegou a um ponto problemático da receita. Ela, para se sair bem, precisará pensar em como tudo será resolvido em detalhes. Se ela achar que precisa de algo. Incentive-a acrescentar outra personagem que venha ajudar a personagem principal: uma professora, professor bacana. Ou outro que ela achar melhor.
8. [ CRIAÇÃO DO DESFECHO] - Peça para a criança inventar um final feliz ou infeliz.
9. [ ESCRITA] Peça para a criança escrever tudo que imaginou com letras caprichadas e com as ilustrações.
10. [ AVALIAÇÃO] Peça para ela lhe mostrar o resultado do passo a passo da receita. Será que a receita deu certo ou não? Importante é não pensar em nota aqui, mas de brincar e criar seguindo as etapas de criação do conto.
Espero que tenham gostado.
Recomendo a leitura do livro na íntegra. Assim que passar esse período de Quarentena, vale providenciá-lo para sua classe ou para seu filho.
Fico por aqui.
Fiquem em casa e protejam-se!
Grande beijo!
Regiane