HOME-VEREDAS DO TEXTO

Por que o nome Veredas do Texto?

 

O Veredas do Texto surgiu com o propósito de ser uma direção para o professor e para o aluno, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem da Leitura, sobretudo a literária.

Com as sequências didáticas, disponibilizadas no site, espera-se que o professor desenvolva em seus alunos a competência leitora e escritora. Espera-se também que o aluno encontre nas atividades um atalho, uma vereda, capaz de levá-lo à proficiência leitora e escritora. 

 

Regiane Magalhães Boainain, criadora do site.

   Caro professor,

Já são lugares-comuns falar da necessidade da leitura na nossa vida e o papel da escola na formação de leitores competentes. Sendo assim, não vou me ater a isso. Importa dizer aqui que este site é para você! Ele nasceu com o propósito de ajudá-lo a desenvolver em seus alunos a competência leitora.  

 

 

O que significa isso?

 

    Significa torná-los capazes de interagir, por meio de textos, na construção de seus sentidos, ou seja,  fazer o aluno, desde as séries iniciais, tornar-se um leitor, sendo capaz  de reconhecer as sutilezas, as particularidades, os sentidos e a profundidade das construções literárias.   E isso se ensina por meio do Letramento literário.   Proponho aqui um trabalho que seja capaz de conduzir o aluno a uma prática de instauração de significados e, consequentemente, à fruição estética.

 

Qual a concepção de leitura que subjaz o nosso trabalho?

 

       

Semanalmente, você encontrará aqui sequências didáticas prontinhas a serem aplicadas por você em suas aulas de Português, todas elas foram pensadas a partir de uma concepção de leitura com foco na interação autor-texto-leitor, adotada nos PCNs(1998), segundo os quais, a leitura é “o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação de texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que cabe sobre a linguagem.”

      Isso significa que não se trata de mera decodificação do texto, mas uma atividade que pede um leitor agente, capaz de tomar decisões diante do lido, antecipar, inferir, confirmar hipóteses, refutar outras. 

     Para KOCH(2012),  o autor do texto pressupõe da parte do leitor conhecimentos textuais, situacionais e enciclopédicos. Sendo assim, o sentido do texto não está nele explicitamente, mas é construído nessa relação autor-leitor, considerando-se as sinalizações textuais dadas pelo autor e o repertório do leitor que, durante todo o processo de leitura, deve assumir uma atitude “responsiva ativa”.

     Essa atitude "responsiva ativa" não é inerente ao aluno, é uma atitude que deve ser ensinada pela escola com sequências didáticas de leitura. 

 

Por que   priorizaremos o texto literário?

 

  Porque ele constitui um  tipo particular de escrita que, de acordo com os PCNs(1998), exige do leitor um reconhecimento das singularidades e das propriedades compositivas desse tipo de texto.

  Além disso, acreditamos que a literatura possui função humanizadora.”[1] “A prática da leitura seria um adestramento reflexivo, um exercício de conhecimento do mundo, de nós mesmos e dos outros.”[2].  Acreditamos que nosso país será um lugar muito melhor se existir mais Gente com olhar sensível e com alteridade.  Entretanto, para que isso aconteça, é preciso garantir PARA TODOS o direito à Literatura.  

     Garantir para a criança e o adolescente  a leitura literária e a cultura escrita é promover o senso crítico, a capacidade de imaginar um outro mundo, a educação estética,  a afetividade, a alteridade,  a confirmação da humanidade do homem.  Enfim, é tornar o Brasil com gente melhor. 

 

   Algo a mais

 

Como dissemos, priorizaremos o trabalho com o gênero literário, mas isso não significa que você não encontrará sequências didáticas com os gêneros não-literários. Além disso, você poderá contar com as atividades propostas de Gramática  na sessão  para alunos. 

 

  O que você deve fazer?

 

Acesse sempre o www.veredasdotexto.com, faça seu cadastro e não perca uma atualização.

Queremos, sempre, poder ajudar você na elaboração de ricas aulas de Português, em seus três eixos: leitura, análise linguística e produção textual.

      Desejamos a você um bom trabalho!

         

      Regiane Magalhães Boainain

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

Referências bibliográficas

 

 

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

1] CANDIDO, Antonio. “A literatura e a formação do homem”. In: Revista Ciência e Cultura. Campinas, SBPC, vol. 24, no 9, PP. 803-809.

 

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2009.

 

[2] NUNES, Benedito. “Ética e leitura”. In: Crivo de papel. 2ª edição, São Paulo, Ática, 1998, PP. 175-186.

 

Contato

Inscreva-se no nosso canal no youtube

  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
foto Regiane blog.jpg

Mãe, professora, autora de materiais didáticos, doutoranda em Literatura e Crítica literária pela PUC-SP. 

Idealizadora do Veredas do Texto e criadora de conteúdo 

Regiane Boainain 

veredasdotexto@gmail.com

Tel e whatsapp

(11) 97683 4664